2009-11-16 00:00:00
Autor: Clarissa Johara
"A resistência de uma raça"
Neste 20 de novembro de 2009, relembramos 314 anos de imortalidade de Zumbi dos Palmares, líder que resistiu bravamente os ataques ao Quilombo dos Palmares.
Zumbi tornou-se símbolo da luta e resistência ao preconceito e a todas as formas de opressão, já que o próprio quilombo não abrigava somente negros fugitivos, mas também brancos pobres e índios, o que podemos chamar de uma verdadeira sociedade democrática e participativa.
A luta por uma sociedade inclusiva e com igualdade de oportunidades tem sido o grito maior de todos os afrodescendentes num país onde mais da metade da população é negra.
Infelizmente, ainda convivemos com o mito da democracia racial que diz que no Brasil todos deverão ser tratados com igualdade. Está escrito na Constituição, mas ela ainda não foi entendida por todos os segmentos da nossa sociedade. Precisamos cada vez mais aprender a conviver e a entender que temos direitos iguais, mas somos diferentes. Não podemos julgar nosso irmão pela cor de sua pele.
Por isso, 20 de novembro data da morte de Zumbi dos Palmares foi instituído pelo movimento negro brasileiro como "DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA", como forma de reverenciar o líder e grande herói. É o momento de celebrarmos não só a luta de Zumbi, mas também de fazermos uma reflexão sobre qual modelo de sociedade queremos para nossos filhos e netos.
Persigamos o ideário de Zumbi, através da implementação de políticas públicas, na Educação, na Saúde, no Trabalho, na Cultura e assim a qualidade de vida da população negra alcancará índices em melhores.
Paulo Henrique Correa
Presidente da Câmara Municipal de Barretos
Autor do projeto que originou a Lei Municipal - Institui o dia 20 de novembro como feriado municipal em comemoração ao Dia da Consciência Negra