13/12/2024
Autor: Andre Souza
Investigação durou quase 3 meses, fez 6 reuniões, ouviu 2 testemunhas e reuniu dezenas de páginas de documentos.
A CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a responsabilidade da falta da água em Barretos, bem como o não cumprimento da lei que obriga a construção do barramento do córrego Pitangueiras apresentou o Relatório Final da Investigação nesta sexta-feira (13/dez).
O relatório foi elaborado pelo Relator da CPI, vereador Prof. Raphael Silvério(PSD). O documento tem 10 páginas e faz os seguintes apontamentos:
Faltam ações no Município para a prevenção de falta de água, com possíveis irregularidades que devem ser averiguadas por órgão competente;
O texto final (com todos os documentos) foi aprovado pelos vereadores Nestor Leonel (UNIÃO) [Presidente] e Prof. Raphael Silvério (PSD) [Relator] e deverá ser encaminhado ao Ministério Público, conforme previsto no Art 62 do Regimento Interno da Câmara.
Art. 62 - A Câmara criará Comissões Parlamentares de Inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, mediante requerimento de um terço (1/3) de seus membros, para apuração de fato determinado, que se inclua na competência municipal, por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que este promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.
O Membro da CPI, vereador Paçoca(SOLIDARIEDADE) não participou da reunião devido a outros compromissos na agenda.
VEJA AS FOTOS NO FIM DA PÁGINA
A apresentação e votação do Relatório Final encerra a CPI da Falta de Água.
A investigação durou quase 03 meses, realizou 06 reuniões, contou com os depoimentos de 02 duas) testemunhas e reuniu dezenas de páginas de documentos. que colaboraram com os trabalhos e deram direcionamento à investigação.