25/07/2022 16:41
Autor: Andre Souza

Câmara recebe exposição Reverenciando a Memória de Barretos durante o mês de agosto

Exposição é organizada pela Alab e traz telas com pinturas de prédios históricos de Barretos em celebração ao mês de aniversário da cidade

A partir da próxima segunda-feira (1º de agosto), o Espaço Cultural Dr. Matinas Suzuki, localizado no interior da Câmara, recebe a exposição "Reverenciando a Memória de Barretos" , em comemoração ao mês de aniversário da cidade. 

 

A mostra, que acontece em parceria com a Alab - Academia de Letras e Artes de Barretos,  é composta por 7(sete) paineis de 1m45 de altura por 1,95 de largura com pinturas de prédios históricos que preservam a memória da cidade: Recinto "Paulo de Lima Correa", Museu Histórico, Artístico e Folcrórico "Ruy Menezes", Estação Cultural Placidino Alves Gonçalves" entre outros.

 

As telas são de autoria dos artistas plásticos Pedro Perozzi, Lourival Betelli e participação da historiadora Elisete Greve Tedesco.

 

Na parte audiovisual da exposição, exibidos clipes de composições musicais dos barretenses Francisco de Assis Bezerra de Menezes "Bezerrinha", Marcelo Bezerra e  Elvira Ramos. Todas as composições tem como tema central os costumes de Barretos.

 

 

  VEJA O CARTAZ DA EXPOSIÇÃO "REVERENCIANDO A MEMÓRIA DE BARRETOS"

 

 

A exposição terá início nesta segunda-feira (1º/ago), às 18h15, com transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3, Facebook e Youtube e permanecerá  aberta ao público durante todo o mês de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e nas noites em que ocorrem eventos da Câmara  (Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas e Solenidades).

 


 

O ESPAÇO MATINAS SUZUKI

 

Criado pelo Decreto Legislativo nº 02/1989, de autoria dos vereadores Sebastião Misiara e Fauze Jose Daher, o local era destinado à exposições permanentes de arte, em todos os segmentos, porém, foi pouco aproveitado nos últimos 30 anos.

 

A atual Mesa Diretora  - com apoio de todos os vereadores - decidiu reativar o espaço e abri-lo para exposições de artes visuais (pintura, desenho, fotografia e outros). O principal  objetivo é valorizar o trabalho de artistas locais e reconhecer a importância da Cultura para a comunidade, além de ser mais um atrativo para o público que comparece à Câmara durante as Sessões Ordinárias, Audiências Públicas e Solenidades.

 

A reativação do local tem custo zero para a Câmara.

 

 

O nome do espaço é em homenagem ao Dr. Matinas Suzuki(1925/1999). Médico, escritor e político, foi vereador em três mandatos (1960-1973), presidente da Câmara Municipal no biênio 1970/71 e diretor clínico da Santa Casa de Barretos.

 

A historiadora Karla Armani complementa que Suzuki  mantinha atuação constante em pról da Cultura e da arte , é autor do livro "Memórias de um vivente obscuro" (1997) e membro fundador da Academia Barretense de Cultura (cadeira 16).

 


 

 

COMO AS EXPOSIÇÕES SÃO ORGANIZADAS ?

 

De acordo com Termo de Uso, artistas interessados em realizar exposição no local poderão se inscrever de forma online ou preencher ficha de inscrição a ser disponibilizada no site da Câmara. 

 

A critério da Câmara, cada exposição poderá durar de 20 a 50 dias, em comum acordo com os artistas .

 

O espaço funcionará  no horário em que a Câmara realizar atendimentos ou eventos abertos ao público, como nas Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas e Sessões Solenes, conforme agenda divulgada no site.

 


 

 

 





Endereço da página

https://www.camarabarretos.sp.gov.br/noticia/camara-recebe-exposicao-reverenciando-a-memoria-de-barretos-durante-o-mes-de-agosto!5259