25/11/2022 23:00 - Atualizado em 26/11/2022 00:11 Andre Souza


Câmara homenageia Ronaldo Marques, Niltinho Borges, Padre Deonísio e Anderson Arábia

Personalidades foram escolhidas pelo vereador Luis Paulo Vieira - Lupa para receber o Título de Cidadão Honorário de Barretos



Em Sessão Solene realizada na noite de sexta-feira (25/nov), na Câmara, o Policial Militar, Anderson Arábia, o empresário e produtor de eventos, Nilton César Borges "Niltinho", o empresário e Presidente do Instituto Marks, Ronaldo Antonio Marque e o Padre da Igreja de Santo Antônio, Deonísio Helko, receberam o Título de Cidadão Honorário da Estância Turística de Barretos.

 

Todas as homenagens foram propostas pelo vereador Luís Paulo Vieira - Lupa (PRTB), por meio dos Projetos de Decreto Legislativo de nºs  25/2021 (Anderson Arábia), 14/2022 (Nilton Cesar Borges), 29/2022 (Ronaldo Antonio Marques) e 38/2022 (Padre Deonísio Helko), aprovados por todos os vereadores.

 

Participaram da solenidade a Prefeita Paula Lemos (UNIÃO), o Coordenador Operacional do 33º BPM-I (Batalhão de Policia Militar do Interior), Capitão Vilela; a Presidente do Educandário Sagrados Corações, Irmã Bernadete Meneguelo; a Presidente da ABC(Academia Barretense de Cultural), Aparecida Rosa Moro Carneiro; os Membros da ABC, José Antonio Merendae Cacilda de Souza; a Assessora Parlamentar do Deputado Estadual Sebastião Santos, Rose Araújo; o empresário Luiz Carlos Silva Marreta; a Coordenadora de Cultura do Instituto Marks, Juçara Carbonaro; o Assessor Parlamentar, Gervásio Zanon; o Vigário da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, Padre Ronaldo Miguel; o Pároco da Paróquia São José, de Olímpia/SP, Ivanaldo Luiz Mendonça; e o representante da Associação de Moradores da Vila Gomes, Ricardo Ramos da Silva.

 

A solenidade foi conduzida pelo Presidente da Câmara, vereador Paulo Corea (PL), pelo Vice-Presidente, Lupa (PRTB) e contou com a presença dos vereadores Prof. Adilson (PL) e Nestor Leonel (UNIÃO BRASIL).

 

 

Familiares e amigos dos homenageados compareceram à Câmara para prestigiar a entrega dos Títulos e se emocionaram. Familiares e amigos que não puderam comparecer, gravaram depoimentos que foram exibidos no telão do Plenário, como o do Bispo Dom Milton Kenan Junior e a Presidente da OAB - 7ª Subseção, Dr.ª Arany L'apcirella. 

 

 

A solenidade teve transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3, Facebook e Youtube, além de resumo no Instagram. O vídeo será reprisado pela TV Câmara Barretos - canal 31.3 nos próximos dias.

 

 

 

 ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO

 

 

  FOTOS NO FIM DA PÁGINA

 

 


 

OS HOMENAGEADOS:

 

ANDERSON ARÁBIA

 

Anderson Arábia tem 39 anos e é nascido na cidade de São Bernardo do Campo/SP. É filho de Sérgio e Regina Arábia, casado com Camila Rosa Cintra Arábia e pai de dois filhos: Gabriel Antonio e Guilherme Anderson.

 

Anderson é Técnólogo em Segurança Pública e Policial Militar formado pelo 9º Batalhão de Policia Militar do Interior, em Marília/SP, no ano de 2005. Entre 2006 e 2008 atuou na ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) do 11º Batalhão de Policial Militar do Interior, em Jundiaí/SP. Entre 2009 e 2011 atuou na Força Tática no mesmo batalhão.

 

Veio para o 33º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em Barretos, no ano de 2012. Em 2015, recebeu medalha de 1º grau após negociar e deter duas autoras de vários roubos em Barretos, impedindo que elas matassem uma das vítimas.

 

 


 

 

NILTON CÉSAR BORGES

 

Nilton Cesar Borges - popularmente chamado de Niltinho, tem 48 anos e é nascido em Olímpia/SP, casado com Adriana Brandão Lima ( mãe do Gustavo e do Henrique). Veio para Barretos ainda criança com seus pais, Sebastião José Borges e Anízia Alonso Machado Borges e irmãos, José Reinaldo, Silvana e Cássia.

 

Trabalhou como vendedor de tintas, armarinhos e remédios, mas o amor pelo entretenimento sempre falou mais alto. E foi juntamente com seu irmão, José Reinaldo, que começou a dar os primeiros passos para que começasse a trilhar esse caminho, ajudando na organização do maior bloco de carnaval já existente em Barretos, o “Conexão Amazonas”.

 

A partir daí, Niltinho foi um dos resposáveis pela vinda de vários outros shows para Barretos: Sidney Magal; Paulo Ricardo; Double You; Kid Abelha; Paralamas do Sucesso; Frejat; Ultraje a Rigor; Lulu Santos; Paula Fernandes; Chrystian & Ralf; Fernando e Sorocaba.

 

Em 2010, virou proprietário do tradicional Samaúma American Bar, localizado em área nobre de Barretos. Em 2012, criou o evento "Feijoada do Samaúma", que no decorrer dos anos tornou-se referência regional nos eventos de samba. Grandes artistas renomados já passaram pelo palco da Feijoada Samaúma, dentre eles: Demônios da Garoa, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Alcione, Raça Negra, Fundo de Quintal e Alexandre Pires.Para 2023 já estão previstos:  Martinho da Vila, Péricles e Thiaguinho.

 

Em 2019, Niltinho e o irmão José Reinaldo fundaram a Samaúma Pizzaria.

 

Em resumo, Niltinho é um dos colaboradores da economia de Barretos, gerando empregos formais e informais com suas atividades.

 

 


 

 

RONALDO ANTONIO MARQUES

 

Ronaldo Antonio Marques tem 70 anos e nasceu na cidade de São Caetano do Sul/SP. É  filho de Antônio Marques Filho e de Conceição Siqueira Marques; e irmão de  Ivone e Ivete Marques. Casado com Jane Garcia, pai de Caio, Renan e Tales. 

 

Na infância, estudou em um colégio administrado por freiras.  Começou a trabalhar com  14 anos como Office-boy numa uma empresa de esquadrias de madeira. Aos 18 anos, trabalhou na Ford Brasil, em São Bernardo do Campo/SP. Com 22 anos, abriu uma loja de roupas chamada Xodó Magazine. 

 

Veio para Barretos na década de 80, onde fundou a loja Stylus Magazine. Em 2002, fundou a empresa JR Automóveis , hoje MARK’s Veículos.

 

No campo político, foi candidato a Prefeito de Barretos nas eleições de 1988 e, posteriormente, Chefe de Gabinete do ex-Prefeito Nelson James Wrigth (1993-1996).

 

Em 2021, Ronaldo e sua esposa Jane fundaram o Instituto Marks, projeto filantrópico e cultural que ensina música, dança, teatro e diversos temas culturais para crianças, jovens e adultos.

 

 


 

 

PADRE DEONÍSIO HELKO

 

 

Padre Deonísio Helko tem 51 anos, nascido em 25/dez na cidade de Pitanga/PR.  É filho de José Helko e Safata Helko. 

 

É pároco da Igreja de Santo Antônio de Pádua, no bairro Christiano de Carvalho, onde desenvolve relevantes projetos pastorais e sociais. O principal deles é a Festa do Padroeiro de Santo Antônio de Pádua, na semana de 13 de junho.

 

Serve também outras igrejas de Barretos:  Nossa Senhora da Bakhita, São José, Santo Reis, Santana/Santa Terezinha. Atualmente, colabora na construção das comunidades de São Cristóvão, Nossa Senhora de Guadalupe e Comunidade de São Paulo, todas em Barretos.

 

Em janeiro de 2023, completa 25 anos de sacerdócio servindo a comunidade barretense.