16/11/2023 22:29 - Atualizado em 16/11/2023 22:55 Andre Souza
Consciência Negra: Elsa Fonseca de Souza e Luiz Cardozo de Faria são homenageados com o Prêmio Zumbi dos Palmares
Prêmio tem como objetivo homenagear personalidades que lutam contra a discriminação racial e demais intolerâncias contra minorias
Em Sessão Solene realizada na noite de quinta-feira (16/nov), na Câmara, a fundadora do Movimento Negro de Barretos, Elsa Fonseca de Souza e o Mestre Violeiro da Família São Gonçalo de Barretos, Luiz Cardozo de Faria, receberam o Prêmio "Zumbi dos Palmares" 2023.
Criado em 2012 pela Lei Municipal nº 4704, de autoria do ex-veredor Olímpio Jorge Naben "Euripinho" (em memória), o prêmio "Zumbi dos Palmares" tem como objetivo homenagear personalidades que atuam na luta contra a discriminação racial e demais intolerâncias contra minorias. Esse critério inclui todo o trabalho social voltado para melhoria na educação, habitação, trabalho e saúde do cidadão de baixa renda, assim como todas as ações que tenham por objetivo a plena inserção da comunidade negra na vida socioeconômica e político-cultural.
Zumbi dos Palmares (1655-1695), nome dado ao prêmio, foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, considerado o grande herói da resistência contra a opressão da Coroa Portuguesa no período colonial.
A solenidade foi conduzida pelo vereador Paulo Correa (PL) (que integrou a comissão que escolheu os homenageados) e contou ainda com a participação do vereador Prof. Raphael Silvério (PSDB), da Prefeita Paula Lemos; do Secretário Municipal de Cultura, Rogério Teodósio; da presidente do COMIR (Conselho Municipal de Igualdade Racial), Pryscila Silvério; do representante da COMPPIR (Coordenadoria Municipal de Promoção de Políticas de Igualdade Racial), Francisco Salviano Miranda "Tico"; da representante da Casa Afro de Barretos, Ana Paula Ferreira; e da representante do Movimento Negro de Barretos, Lorena Aparecida dos Santos.
Familiares e amigos que não puderam estar presentes gravaram depoimentos em vídeos que foram exibidos no telão. A primeira homenageada com o Prêmio Zumbi dos Palmares, Elisa Lucas, também enviou vídeo.
Durante a solenidade, integrantes da Família de São Gonçalo de Barretos fizeram uma apresentação de dança, conduzidos pelos mestres violeiros Luiz Cardozo e Sebastião "Tião Caixote".
ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA HOMENAGEM
VÍDEO SOBRE O PRÊMIO ZUMBI DOS PALMARES
VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA
SOBRE O PRÊMIO "ZUMBI DOS PALMARES"
Criado em 2012 pela Lei Municipal nº 4704, de autoria do ex-veredor Olímpio Jorge Naben "Euripinho", o prêmio "Zumbi dos Palmares" tem como objetivo homenagear personalidades que atuam na luta contra a discriminação racial e demais intolerâncias contra minorias. Esse critério inclui todo o trabalho social voltado para melhoria na educação, habitação, trabalho e saúde do cidadão de baixa renda, assim como todas as ações que tenham por objetivo a plena inserção da comunidade negra na vida socioeconômica e político-cultural.
Zumbi dos Palmares (1655-1695), nome dado ao prêmio, foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, considerado o grande herói da resistência contra a opressão da Coroa Portuguesa no período colonial.
A escolha dos homenageados é feita por uma comissão mista formada por 01(um) vereador, 01(um) representante da Secretaria Municipal de Cultura, 01(um) representante do Conselho Municipal de Igualdade Racial; 01 (um) representante da Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e 01 (um) representante do Movimento Negro de Barretos.
Os nomes são encaminhados à Câmara e aprovados pelos vereadores por meio de Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Mesa Diretora.
Esse ano, a homenagem consta no Projeto de Decreto Legislativo nº 35/2023
QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS DE 2023 ?
ELSA FONSECA DE SOUZA
A professora Elsa Fonseca de Souza tem 69 anos e é nascida em Barretos. Filha de Abadia Cândida Fonseca de Souza e Leonardo de Souza, é irmã de Daniel Rodrigues de Souza, Jaime Alencar de Souza, Vilma Aparecida de Souza, e o saudoso José Eduardo de Souza.
Tem formação em História, Geografia e Estudos Sociais. Em Barretos, foi professora nas Escolas Estaduais Paulina Nunes de Moraes e Fábio Junqueira Franco; e no CETEC, onde também foi Coordenadora Pedagógica.
Além da carreira em sala de aula, Elsa foi a fundadora do Movimento Negro de Barretos, participando de várias reuniões em São Paulo para potencializar as lutas contra a discriminação racial. Também fez parte da diretoria do Estrela D’Oriente e trabalhou ativamente para a inauguração da Casa do Conselho Negro de Barretos, em março de 1987, durante a gestão do prefeito Uebe Rezek.
Elsa é responsável pelo primeiro censo sobre a contratação de pessoas negras no comércio, na década de 1980. Munida com uma prancheta e caneta, ela visitou loja por loja, anotando quantas pessoas negras estavam empregadas. Reuniu os dados questionou junto à Associação Comercial a pouca empregabilidade de negros e negras no comércio de Barretos.
LUIZ CARDOZO DE FARIA
Luiz Cardozo de Faria tem 81 anos e nasceu na Fazenda Brumado, zona rural da cidade de Jaborandi-SP. É filho de Euclides Cardoso de Faria e Ana Pereira de Faria. É pai de Helio Luiz, Antonio Marcos, Cleiton (in memorian) e Vera Lucia.
Começou a trabalhar muito jovem na fazenda e logo aprendeu o uso das máquinas agrícolas e tratores.
A participação em Companhia de Reis teve início com o incentivo do avô Joaquim Faria, que era embaixador da Folia de Reis “Irmãos Faria”, de Barretos.
Em 1976, entrou para a Prefeitura Municipal de Barretos no setor de Obras, ajudando na urbanização da cidade como tratorista. Em 1978 passou a trabalhar no setor de Almoxarifado, como manutenção, limpeza e lavador da frota municipal.
Em 1981, ajudou na fundação do Sindicado dos Servidores Municipais e coordenou a comissão do Mutirão de Casas do Bairro Ibirapuera, sempre lutando por melhorias para a comunidade.
Atualmente, se dedica à preservação das manifestações folclóricas e das danças de culturas tradicionais, como a Dança de São Gonçalo.
HISTÓRICO DE HOMENAGEADOS (2012 A 2023)
2012 - Eliza Lucas de Oliveira ( ex-presidente do Conselho Estadual do Negro) e Prof. Dr. Reginaldo da Silva (então Reitor do Unifeb)
2013 a 2022 - A Lei passou por alterações e reestruturações na Câmara, com a inclusão de novos integrantes na Comissão que escolhe os homenageados, bem como a possibilidade de entrega do prêmio todos os anos.
2023 - Elsa Fonseca de Souza (fundadora do Movimento Negro de Barretos ) e Luiz Cardozo de Faria (Mestre Violeiro da Família São Gonçalo de Barretos)
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download
Download