16/06/2021 12:30 - Atualizado em 16/06/2021 19:02 Andre Souza


CPI da Covid decide acionar a Justiça para obter informações de hospitais

Vereadores disseram que informações sobre pacientes enviadas pela Santa Casa e hospital Nossa Senhora estão incompletas



A CPI da Covid,  que investiga as ações e eventuais omissões da Prefeitura no enfrentamento da pandemia de coronavírus em 2020, realizou reunião nesta quarta-feira (16 de junho), na Câmara. 

 

Os vereadores Carlão do Basquete (PSD)[Presidente], Raphael Oliveira (PRTB) [Relator] e Nestor Leonel (DEM) [Membro] decidiram solicitar à Procuradoria Legislativa da Câmara que adote medidas judiciais cabíveis para obter as informações solicitadas aos hospitais Nossa Senhora e Santa Casa. 

 

A CPI pediu por duas vezes a relação de pacientes que ocuparam os leitos de UTI, bem como o tipo de tratamento (medicamentos, insumos) realizado com cada um deles. Porém, de acordo com os vereadores, algumas respostas encaminhadas à Câmara estão incompletas. 

 

 

 VEJA TODAS AS RESPOSTAS RECEBIDAS PELA CPI

 

  ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA REUNIÃO

 

  VEJA AS ATAS DAS REUNIÕES 

 

 


 

GASTOS COM EMPRESAS

 

Outra linha de investigação da CPI é com relação aos gastos da Prefeitura com empresas. Os  vereadores analisaram as despesas com a Covid-19 disponíveis no portal da transparência e solicitaram notas fiscais das 8(oito) empresas que mais receberam dinheiro para fornecer produtos ou prestar serviços durante a pandemia. O Executivo tem 15 dias para responder.

 


 

PRÓXIMA REUNIÃO

 

A próxima reunião da CPI ficou agendada para o dia 30 de junho, quarta-feira, às 10h. A TV Câmara transmite ao vivo pelo canal 31.3, Facebook, Youtube e site.

 

 


 

 

SOBRE A CPI DA COVID-19

 

 

CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19 foi instaurada na Câmara no dia 27 de abril por meio do  Requerimento nº 823/2021, assinado por 8(oito) vereadores: Carlão do Basquete (PSD), Prof. Adilson (PL), Juninho Bandeira (PL), Nestor Leonel (DEM), Gabriel Uchida (DEM), Lupa (PRTB), Raphael Oliveira (PRTB) e José Eduardo dos Santos Junior (REP). Art. 62 do Regimento Interno da Câmara determina que para instaurar uma CPI na Câmara de Barretos é necessário a assinatura de 1/3 do total de vereadores, ou seja, no mínimo 6(seis) assinaturas.

 

De acordo com o texto do requerimento, desde o início da pandemia de Coronavírus (em março de 2020),  o Município de Barretos recebeu mais de R$ 50 milhões do Ministério da Saúde. Os vereadores querem saber se o dinheiro foi aplicado de forma adequada para instalar leitos de UTI, contratar profisisonais de saúde, implementar programas de orientação e atender pacientes nas redes pública e privada.

 

O Presidente da Câmara, Paulo Correa (PL) assinou a  Portaria nº 5464  indicando os 3(três) vereadores que compõem a CPI, respeitando a proporcionalidade partidária.  São eles: Carlão do Basquete (PSD), Nestor Leonel (DEM) e Raphael Oliveira (PRTB).  

 

Na primeira reunião da Comissão, ficou definido que Carlão do Basquete (PSD) é o PresidenteRaphael Oliveira (PRTB) é o Relator Nestor Leonel (DEM) o Membro.

 

 


 

 

O QUE A CPI PODE FAZER ?

 

 

As funções da Comissão Parlamentar de Inquérito constam no  Art. 63 do Regimento Interno da Casa. Os vereadores poderão realizar vistorias nas repartições públicas,  pedir explicações dos servidores responsáveis pelo setor, convocar Secretários Municipais, ouvir depoimentos de testemunhas (oitivas) e solicitar documentos dos órgãos da Administração direta e indireta.  

 

A Comissão Parlamantar de Inquérito deverá concluir os trabalhos em 120 dias, podendo esse prazo ser prorrogado por mais 60 dias.

 

O relatório final, caso seja necessário,  poderá ser encaminhado ao Ministério Público para que seja estabelecida a responsabilidade civil e/ou criminal de possíveis infratores.

 

 


 

HISTÓRICO

 

27/abr - Instauração da CPI:  Requerimento nº 823/2021

 

28/abr - Nomeação dos integrantes da CPI: Portaria nº 5464

 

29/abr 1ª Reunião: definição das funções de Presidente, Relator e Membro

 

05/ mai 2ª Reunião 

 

19/mai - 3ª  Reunião

 

02/jun - 4ª Reunião

 

16/jun  - 5ª Reunião