25/10/2023
Autor: Andre Souza

Ronaldo Marques e Ana Maria Mariano são homenageados com o Diploma do Mérito Cultural Luiz Carlos Arutin 2023

Homenagem a apoiadores da Cultura completa 10 anos na Câmara

Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (25/out), na Câmara, o empresário e proprietário do Instituto Marks, Ronaldo Antonio Marques; e a Coordenadora do Núcleo de Dança do Cemart (Centro Municipal de Artes), Ana Maria Mariano receberam o  Diploma de Ordem do Mérito Cultural “Luiz Carlos Arutin” 2023.

 

O diploma, que completa 10 anos em 2023,  é dedicado às personalidades que trabalham no desenvolvimento e na fomentação da Cultura em Barretos.

 

O evento foi presidido pelo Vice-Presidente Câmara, vereador Gabriel Uchida (UNIÃO) e contou com a presença do vereador Nestor Leonel (UNIÃO), do Secretário Municipal de Cultura, Rogério Teodósio (representando também a Prefeita Paula Lemos); a Coordenadora de Projetos do Instituto Marks, Juçara Carbonaro; e do Membro da ABC - Academia Barretense de Cultura, Jose Antonio Merenda (representando a Presidente Aparecida Rosa Moro Carneiro).

 

Familiares e amigos dos homenageados, além de apoiadores da Cultura barretense, também acompanharam de perto as homenagens.

 

Durante a solenidade, foram apresentados vídeos com depoimentos de amigos de Ronaldo Marques e Ana Maria Mariano. No final, duas alunas do curso de Dança do Cemart entregaram uma orquídea à professora.

 

A solenidade teve transmissão ao vivo e reprises pela TV Câmara - canal 31.3, Facebook, Youtube e Instagram.

 

 

 ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA HOMENAGEM

 

 

  VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA

 


 

Criado em 2014 pela Lei Municipal nº 4971, de autoria da ex-veredora e atual Prefeita, Paula Lemos, o diploma de Ordem do Mérito Cultural Luiz Carlos Arutin tem como objetivo homenagear as personalidades que trabalham no desenvolvimento e na fomentação da cultura em Barretos.

 

Luiz Carlos Arutin (1933-1996), nome dado ao diploma, foi um ator barretense que se destacou no teatro e na teledramaturgia nacional nas décadas de 1970 e 1980, levando o nome da cidade de Barretos para todo o Brasil.

 

A escolha dos homenageados é feita  por uma comissão mista formada por 1(um) vereador, 1(um)um representante da Secretaria Municipal de Cultura e 1(um) representante do Conselho Municipal de Cultura.

 

Os nomes são encaminhados à Câmara e aprovados pelos vereadores por meio de Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Mesa Diretora. 

 

Esse ano, a homenagem consta no Projeto de Decreto Legislativo nº 30/2023

 

Todas as autoridades do Município, profissionais de imprensa, familiares e amigos dos homenageados e cidadãos interessados estão convidados para prestigiar a homenagem.

 

 

 


 

 

SOBRE OS HOMENAGEADOS

 

Ronaldo Antonio Marques tem 71 anos e nasceu na cidade de São Caetano do Sul/SP. É  filho de Antônio Marques Filho e de Conceição Siqueira Marques; e irmão de  Ivone e Ivete Marques. Casado com Jane Garcia, pai de Caio, Renan e Tales. 

 

Na infância, estudou em um colégio administrado por freiras.  Começou a trabalhar com  14 anos como Office-boy numa uma empresa de esquadrias de madeira. Aos 18 anos, trabalhou na Ford Brasil, em São Bernardo do Campo/SP. Com 22 anos, abriu uma loja de roupas chamada Xodó Magazine. 

 

Veio para Barretos na década de 80, onde fundou a loja Stylus Magazine. Em 2002, fundou a empresa JR Automóveis , hoje MARK’s Veículos.

 

No campo político, foi candidato a Prefeito de Barretos nas eleições de 1988 e, posteriormente, Chefe de Gabinete do ex-Prefeito Nelson James Wrigth (1993-1996).

 

Em 2021, Ronaldo e sua esposa Jane fundaram o Instituto Marks, projeto filantrópico e cultural que ensina música, dança, teatro e diversos temas culturais para crianças, jovens e adultos.

 


 

 

Ana Maria da Silva Mariano é licenciada em Educação Física pelo UnB (Universidade de Brasília) e graduada em Pedagogia pela Fiso (Faculdades Integradas Soares de Oliveira).

 

Em 1988 iniciou os estudos de ballet clássico e jazz na academia Rítmus, de Barretos, com o professor Ednaldo Nacimento. Em 1993 entrou para o conservatório "Carlos Gomes", de Barretos, continuando seus estudos com a professora Guta Bampa, incluindo também o curso de sapateado. Em 1995, tornou-se professora no Grêmio Cultural de Colina/SP, onde atuou até 2001.

 

Em 2002 foi contratada e, posteriormente, efetivada pela Prefeitura de Barretos para ministrar aulas de ballet, jazz e sapateado no Cemart (Centro Municipal de Artes). 

 

Em 2010, assumiu a coordenação geral do núcleo de dança do Cemart, que hoje conta com 7 professores atuantes na Escola de Formação em Danças Clássicas e Escola Livre de Dança, que representam a cidade de Barretos em diversos festivais regionais, nacionais e internacionais, recebendo diversas premiações e indicações. 

 

 

 


 

 

QUEM FOI LUIZ CARLOS ARUTIN ?

 

Luiz Carlos Arutin (1933-1996), nome dado ao diploma, foi um ator barretense que se destacou no teatro e na teledramaturgia nacional nas décadas de 1970 e 1980.

 

 Formado pela Escola de Arte Dramática da USP, Arutin participou de pelo menos 4 filmes, 20 telenovelas, além de ter comandado peças de teatro por todo Brasil.

 

O barretense morreu  aos 63 anos de idade, no apartamento onde morava em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

 


 

 

HISTÓRICO DE HOMENAGEADOS (2014 A 2023)

 

  RELEMBRE OS HOMENAGEADOS

 

 

2014 José Antonio Merenda (Ator) e Maria Arlete Peroni Angelo (Empresária)

 

2015 Alciony Menegaz (Cantora) e Sérgio Gomes (Empresário)

 

2016 - Conceição Aparecida Ribeiro Borges (Artista) e José Carlos Firmino (Secretário Executivo da Acib)

 

2017 - Guta Bampa - Maria Augusta Bampa Moreira Rodrigues (Professora de Dança e Empresária) e João Monteiro de Barros Filho (Jornalista e Fundador da Rede Vida de Televisão - Grupo Monteiro de Barros)

 

2018 -  Liberalina Silva (Clube Estrela d'Oriente) e Armando Garcia (Concurso do Berrante - Os Independentes)

 

2019 Oscar Guilherme (Mestre de Cia de Reis) e Aparecida Rosa Moro Carneiro (Empresária e Escritora)

 

2020 -   Aristeu Faustino Rosário (Coreógafo) e Sada Abdo Ali (Escritora e Empresária) - Obs: Sessão Solene não foi realizada devido à pandemia de Covid -

 

2021 - André Luciano Machado (Músico) e Michela Rita da Silva  (Professora especialista em Cultura afro-brasileira)

 

2022 - Vitor Mateus Ferreira Santiago (Professor de Dança) e Ana Carolina Alcantara Castilho Rodrigues "Carol Castilho" (Atriz)

 

2023 - Ronaldo Marques (Empresário e proprietário do Instituto Marks) e Ana Maria da Silva Mariano (Coordenadora do Núcleo de Dança do Cemart)

 


 

 

 





Endereço da página

http://www.camarabarretos.sp.gov.br/noticia/ronaldo-marques-e-ana-maria-mariano-sao-homenageados-com-o-diploma-do-merito-cultural-luiz-carlos-arutin-2023/5456