Barretos/SP, 16 de Abril de 2024

O Espaço Cultural "Dr. Matinas Suzuki" foi Criado pelo Decreto Legislativo nº 02/1989, de autoria dos vereadores Sebastião Misiara e Fauze Jose Daher. O local era destinado à exposições permanentes de arte, em todos os segmentos, porém, foi pouco aproveitado nos últimos 30 anos.

Em junho de 2022, a Mesa Diretora -com apoio de todos os vereadores - decidiu reativar o espaço e abri-lo para exposições de artes visuais (pintura, desenho, fotografia e outros).

O principal objetivo é valorizar o trabalho de artistas locais e reconhecer a importância da Cultura para a comunidade, além de ser mais um atrativo para o público que comparece à Câmara durante as Sessões Ordinárias, Audiências Públicas e Solenidades.

A reativação do local teve custo zero para a Câmara.

DR. MATINAS SUZUKI

O nome do espaço é em homenagem ao Dr. Matinas Suzuki(1925/1999). Médico, escritor e político, foi vereador em três mandatos (1960-1973), presidente da Câmara Municipal no biênio 1970/71 e diretor clínico da Santa Casa de Barretos.

A historiadora Karla Armani complementa que Suzuki foi mantinha atuação constante em pról da Cultura e da arte. , autor do livro "Memórias de um vivente obscuro" (1997), membro fundador da Academia Barretense de Cultura (cadeira 16) e mantinha atuação constante em pról da Cultura e da arte.

COMO AS EXPOSIÇÕES SÃO ORGANIZADAS?

De acordo com Termo de Uso, artistas interessados em realizar exposição no local poderão se inscrever de forma online ou preencher ficha de inscrição a ser disponibilizada no site da Câmara.

A critério da Câmara, cada exposição poderá durar de 20 a 50 dias, em comum acordo com os artistas.

O espaço funcionará no horário em que a Câmara realizar eventos abertos ao público, como nas Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas e Sessões Solenes, conforme agenda divulgada no site.