Barretos/SP, 27 de Abril de 2024

Publicado em 07/01/2021 às 20:43 - Atualizado em 08/01/2021 às 15:56 Rafael Lucas

Site da Câmara passa a oferecer tradutor para pessoas surdas

O recurso na Língua Brasileira de Sinais - Libras torna os textos acessíveis por meio de um avatar

Depois de estudos iniciados em 2020, o site da Câmara Municipal de Barretos passa a oferecer os textos na Língua Brasileira de Sinais. O objetivo é que pessoas surdas tenham mais facilidade para a compreensão das públicações.

O recurso pode ser utilizado ao clicar no ícone que aparece do lado direito na página do site; e está disponível para computadores, tablets e smartphones. O usuário que acessa o site deve clicar no ícone, aguardar a abertura da janela e, após a mensagem de boas vindas do avatar, basta clicar no texto que deseja traduzir.

Assista ao vídeo

A ferramenta, denominada VLibras, não gerou nenhum custo para Câmara Municipal, pois o sistema é oferecido de forma gratuita e foi desenvolvido pelo  Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Veja os detalhes aqui

O uso da tradução é bastante simples e feito por meio de bonecos virtuais (avatar), opção masculina ou feminina que pode ser definida pelo usuário que acessar o site da Câmara. Assim como os diversos sotaques da língua portuguesa, o VLibras também possibilita a escolha de um regionalismo específico.