Barretos/SP, 08 de Setembro de 2024

Publicado em 11/04/2024 às 12:05 - Atualizado em 30/04/2024 às 17:29 Andre Souza

Alunos da Escola Municipal São Francisco visitam a Câmara Municipal

Estudantes do 8º ano assistiram apresentação sobre as funções do Poder Legislativo e participaram de atividades que simbolizam a atuação dos vereadores

A Câmara de Barretos recebeu na manhã desta quinta-feira(11/abr) a visita dos alunos do 8º ano ( turmas  A, B e C) da Escola Municipal São Francisco. Eles estavam acompanhados das professoras Aguida, Carla e Luana, além da coordenadora Minisa.

Durante a visitação, os estudantes conheceram as dependências da Câmara e assistiram vídeos e apresentações do Projeto "A Câmara Municipal nas Escolas", elaborados pelo setor de Comunicação da Casa.

Entre os temas abordados estavam: as funções dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o papel dos vereadores para a cidade e a importância do voto.  Os alunos também participaram de dinâmica prática que elegeu vereadores , criou discussões e votações simbólicas para ilustrar as atividades desempenhadas na Câmara e mostrou como as decisões do Legislativo podem afetar a vida dos cidadãos.

O Presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Prof. Raphael Silvério (PSD)  conversou com os estudantes sobre "a importância dos estudos para a relização de sonhos". O vereador Paulo Correa (PL), também falou com os alunos.

SOBRE A VISITA DE ESTUDANTES

A visitação de alunos na Câmara Municipal é uma das atividades que compõem o programa "A Câmara Municipal nas Escolas”, reinstituído pela  Lei Municipal 5.898, de 23 de abril de 2020, de autoria do vereador Carlos Henrique dos Santos “Carlão do Basquete” em atualização à Resolução nº 1414, de 13 de dezembro de 2005, de autoria da Mesa Diretora 2005-2006, sob a Presidência do vereador Luiz Carlos Anastácio “Paçoca” .

De acordo com a Lei,  entre os principais objetivos do programa estão a  divulgação  das atividades institucionais do Poder Legislativo, além da conscientização dos jovens sobre a importância da cidadania e o comprometimento com seus direitos e deveres. O texto determina que o programa seja realizado anualmente durante o período letivo.

Desde então, a Diretoria de Comunicação da Câmara está em processo de adequação, revisão e atualização dos conteúdos a serem apresentados aos alunos (slides, vídeos e atividades) para estabelecer a retomada do programa de forma integral, com agenda pré-estabelecida com as escolas.