Barretos/SP, 07 de Setembro de 2024

Publicado em 28/05/2024 às 12:48 - Atualizado em 06/06/2024 às 11:20 Andre Souza

Câmara de Barretos amplia divulgação das atividades institucionais nas redes sociais

Além do site, Youtube, Facebook e Instagram, Legislativo de Barretos passa a divulgar os trabalhos no Tik Tok. Objetivo é buscar aproximação com os jovens

A Câmara Municipal da Estância Turística de Barretos lançou no mês de maio de 2024 o perfil oficial no Tik Tok: @camarabarretos. O objetivo é ampliar a divulgação dos trabalhos institucionais do Legislativo (Sessões Ordinárias, Audiências Públicas, Sessões Solenes e outras atividades) para o público da chamada geração Z, ou seja, usuários que tem entre 16 e 24 anos.

Dados doTik Tok Brasil indicam que 41% dos usuários da plataforma são dessa faixa etária.

A medida já tem sido adotada por outras instituições governamentais, como a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e várias Câmaras Municipais.  Ranking feito a partir de dados da DataReportal, o Brasil tem 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais no Tik Tok, número que é inferior apenas ao dos Estados Unidos (113,3 milhões).

Seguindo o padrão de postagens no Tik Tok, que contempla vídeos curtos, linguagem informal e descontraída, o peril oficial da  Câmara de Barretos na plataforma pretende mostrar os assuntos do Legislativo sob uma abordagem mais leve. Os temas dos vídeos serão escolhidos e produzidos pelas estagiárias Giovanna e Gabriela, que são da geração Z, sob a supervisão da Diretoria de Comunicação da Casa.

SIGA AQUI O TIK TOK DA CÂMARA

YOUTUBE, FACEBOOK E INSTAGRAM

Na última década, plataformas como o Youtube, o Facebook e o Instagram se tornaram fundamentais na divulgação dos trabalhos do legislativo barretense, permitindo uma aproximação do público com o trabalho dos vereadores e com as atividades da própria Câmara.

Com a chegada da TV Câmara Barretos em dezembro de 2012, foi necessário expandir também os conteúdos audiovisuais do Legislativo  para as redes sociais.

A Câmara de Barretos criou canal no Youtube em maio de 2012. De lá pra cá já são 2.300 vídeos postados e mais de 150 mil visualizações. O página ficial do Legislativo barretense no Facebook também foi criada em maio de 2012, com mais de 500 postagens e alcance de 74.300 usuários. Já o perfil oficial no Instagram foi aberto em julho de 2021, com 266 postagens e alcance de mais de 5 mil usuários.