Barretos/SP, 22 de agosto de 2026

Publicado em 18/08/2026 às 11:46 - Atualizado em 18/08/2026 às 18:54 Rafael Lucas

Câmara recebe obra de ex-assessor jurídico

Publicação analisa os desafios da democracia brasileira

Imprimir

Nesta segunda, 17, o ex-assessor jurídico do Legislativo de Barretos, Dr. Otávio Augusto de Souza entregou na Câmara Municipal o livro "Ceticismo Democrático Cultural e a Ausência de Efetividade Participativa; a obra é resultado de seu trabalho para o Mestrado de Ciências Sociais. 

 

O texto propõe uma reflexão sobre a necessidade de fortalecer o diálogo, o pluralismo e a consciência cívica, aproximando a sociedade dos processos de formulação, execução e fiscalização das políticas públicas, além de analisar a apatia política, a polarização e as desigualdades sociais.

Também são abordados os desafios da democracia brasileira para além de sua dimensão formal, investigando as causas do afastamento da população dos espaços de participação política e social.

 

Otávio Augusto é advogado, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e em Ciências Sociais, com especializações em Direito Processual Civil e Gestão Pública Municipal.
Atua nas áreas de Direito Empresarial, Administrativo, Eleitoral e Processual Civil, com experiência em órgãos públicos, Legislativo e consultoria jurídica.
É professor universitário, orientador no Núcleo de Práticas Jurídicas e pesquisador, além de atuar como advogado, consultor e produtor de conteúdo em podcast.