Barretos/SP, 20 de Abril de 2025

Publicado em 14/04/2025 às 23:00 - Atualizado em 15/04/2025 às 14:41 Andre Souza

Confira os resultados da Sessão Ordinária realizada na segunda-feira, 14 de abril

Ao todo, 06 matérias foram discutidas e votadas pelos vereadores.

Imprimir

A Câmara de Barretos realizou na segunda-feira (14 de abril), 10ª Sessão Ordinária de 2025.  

Ao todo,  06  matérias foram discutidas e votadas pelos vereadores: 03 Projetos de Lei ,  02 Pareceres da Comissão de Justiça e Redação 2023-2024 e 01  Parecer da Comissão de Justiça e Redação 2025-2026.

Os vereadores também apresentaram 85 Requerimentos para a Sessão.

De forma resumida, 

As matérias APROVADAS foram:

  • Criação e implementação do programa “Cadê meu Pet”
  • Abertura de Crédito Adicional Especial: R$ 472 mil para a realização dos JOMI - Jogos da Melhor Idade
  • Parecer da Comissão de Justiça e Redação 2023-2024 pela Inconstitucionalidade em Projeto de Lei que concede isenção de 100% às casas de caridade, sociedades de socorros mútuos, entidades filantrópicas,  estabelecimentos de fins humanitários e assistenciais sem fins lucrativos declarados de utilidade pública no Município no o pagamento de contas de água e esgoto. [Com a aprovação do PARECER, o PROJETO SERÁ ARQUIVADO]
  • Parecer da Comissão de Justiça e Redação 2023-2024 pela Inconstitucionalidade ao Projeto de Lei que prevê a instalação de um aparelho polígrafo “Detector de Mentiras” na Tribuna da Câmara [Com a aprovação do PARECER, o PROJETO SERÁ ARQUIVADO]

 

A matéria RETIRADA foi:

  • Criação da creche noturna para pais ou responsáveis que trabalham a noite 

 

A matéria com PEDIDO DE ADIAMENTO foi:

  • Denominação de Antônio Vilela de Queiroz “Toninho do Minerva” à UBS - Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim dos Coqueiros [pedido  feito pelo vereador Itamar Alves, por 60 dias]

 

Confira tudo abaixo:


 RESULTADO DAS VOTAÇÕES RESUMIDO / RESULTADO DETALHADO

 USE O LEGIS VÍDEOS PARA CORTAR TRECHOS DA SESSÃO  (terça-feira, 15/abril, às 10h)

   FOTOS DO FIM DA PÁGINA

 


 

SUPERINTENDENTE DO SAAEB NA CÂMARA 

Superintendente do SAAEB - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos, Nilson Andrade, compareceu à Câmara na Sessão Ordinária do dia 14 de abril para explicar aos vereadores e à população sobre a qualidade a coloração da água, bem como as medidas que estão sendo tomadas pela autarquia para o enfrentamento do período de seca no Município.

Nilson ocupou a tribuna e apresentou um diagnóstico, em números, fotos e ilustrações, de como estão os equipamentos do SAAEB (ETA - Estações de Tratamento de Água, ETE - Estações de Tratamento de Esgoto, EEAT - Estação Elevatória de Água Tratada, Poços, Resfriadores, Adutoras) atualmente. O dirigente da autarquia também mostrou relatório técnico e fotos das tubulações da rede de água do Município, que podem ser as causas da coloração alterada da água no momento que sai pelas torneiras.

 VEJA AQUI TODOS OS DADOS APRESENTADOS

Em seguida, todos os vereadores fizeram perguntas ao superintendente. Sobre a alteração da cor da água, Nilson respondeu que a solução seria trocar as tubulações. Já sobre a falta de água no período de seca, o dirigente do SAAEB confirmou que não faltará água na torneira dos barretenses em 2025.

 ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO

A convocação do superintendente do SAAEB ocorreu após a aprovação do  Requerimento  nº 293/2025, de autoria dos vereadores Jonathas Lazzarotto (PSD), Danúbia Alves (PSB), Ricardo Bodinho (PP), Tiagão Alves (UNIÃO), Marcos Mariano (UNIÃO), Japonês das Caçambas (PRD) e Prof. Raphael Silvério (PSD), na Sessão Ordinária de 24/fev/2025.


 

PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA SERÁ NO DIA 16 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA), ÀS 10:30

Devido ao feriado nacional de Tiradentes na segunda-feira, 21 de abril, a próxima Sessão Ordinária da Câmara de Barretos será antecipada para quarta-feira, dia 16 de abril , às 10h30. A mudança da data foi aprovada pelos vereadores em Plenário.

 


 

MANIFESTAÇÃO DE APOIO À GESTÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Durante a Sessão Ordinária de segunda-feira (14 de abril), a Coordenadora Escolar, Sandra Mara de Melo e a Diretora, Alessandra Hoft Puga, juntamente com profissionais da Educação, compareceram à Câmara para receber apoio dos vereadores após caso de agressão de um aluno contra a diretora ocorrido na última sexta-feira (11 de abril), na Escola Municipal Prof. Dorothóvio do Nascimento, no bairro Zequinha Amêndola (Barretos II).

Em nome da Câmara Municipal, o vereador Prof. Adilson (MDB) apresentou Moção de Apoio à toda comunidade escolar vítima de agressões verbais e físicas, por meio do Requerimento 796/2025. Os vereadores Prof. Raphael Silvério (PSD) e Marcos Mariano (UNIÃO) também recepcionaram os profissionais da Educação que compareceram à Câmara. Vários vereadores usaram a palavra para manifestar indignação com o episódio de violência.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO  

 

 REQUERIMENTOS 

 

   FOTOS DO FIM DA PÁGINA

 

   CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER RESULTADOS DAS VOTAÇÕES

 

  ENTRE PARA A LISTA DE TRANSMISSÃO DA CÂMARA