Barretos/SP, 08 de Setembro de 2024

Publicado em 27/06/2024 às 00:43 - Atualizado em 27/06/2024 às 02:16 Andre Souza

Políticas na área da Saúde foram debatidas por autoridades, especialistas, vereadores e população em Audiência Pública na Câmara de Barretos

Reunião trouxe à tona situação dos atendimentos nas UBSs, UPA, Santa Casa, Centro de Reabilitação, Projeto Transcender e outros

Imprimir

A Câmara de Barretos realizou na noite desta quinta-feira (26/jun),  Audiência Pública (aberta à participação popular) para debater políticas públicas na área da Saúde, bem como propostas para melhorias no curto, médio e longo prazo.

O tema foi proposto pelo vereador Dr. Rodrigo Malaman (PP), por meio do  Requerimento nº 1062/2024.

No Requerimento, o vereador cita várias situações sobre os serviços de saúde em Barretos.Na UPA - Unidade de Pronto Atendimento, "a superlotação  é uma realidade constante, tendo relatos de pessoas que precisam aguardar muitas horas, por vezes até dias para que recebam os cuidados necessários ou que sejam transferidos para a Santa Casa quando necessário, além de muitos relatos de não conseguirem transferência para a Santa Casa por falta de vagas" - explica. 

O vereador também relata a situação de filas de espera para consultas com especialistas, para a realização de cirurgias e nos atendimentos do Centro Municipal de Reabilitação. "É fato notório as inúmeras reclamações feitas pelos munícipes sobre os problemas enfrentados na utilização ou tentativa de utilização dos serviços de saúde de nossa cidade" - cita.

Durante a Audiência, foram definidos como debatedores: o Gestor da Santa Casa de Barretos, Kléber Rosa; o representante da Secretaria Municipal de Saúde, Israel Carlos Cardoso Filho; o Defensor Público, Fábio Esposto; a representante da OSC - Organização da Sociedade Civil gestora da UPA - Unidade de Pronto Atendimento, Laís Caroline Almeida Paiva; o representante das UBSs - Unidades Básicas de Saúde geridas pela Fundação Pio XII, Leonardo de Paula Almeida; e o representante do SAMU - Serviço Atendimento Móvel de Urgência, Dr. Guilherme Spina da Rocha.

Também participaram dos debates: Davi Barbosa de Oliveira (Advogado); Dandara Hilário (Estudante de Direito); Rafael Machado (Supervisor de Loja); Iuslei Araújo (Servidor Público do Estado); César Domingos (Advogado); Maria Antônia Vedovato (Professora); Robson Machado (Advogado da Comissão da Diversidade Sexual da OAB); Cintia Regina Storto Mourelo (Casa de Convivência Dr Mariano Dias); Rebeca (Mulher Trans assistida pelo Projeto Transcender); Leonardo (Biólogo); Elaine Gomes (Assistente Operacional do SAAEB); Murilo Silveira (Médico); Constância Regina da Silva (Professora); Rafael Cândido (Advogado); Fauze Daher (Médico), Celso Branício (Associação de Participação Popular na Política).

A Audiência foi conduzida pelo vereador Dr. Rodrigo Malaman (PP) e contou com a presença dos vereadores Nestor Leonel (UNIÃO) e Ricardo Bodinho (PP). O vereador Angelo Tegami (PP) encaminhou pergunta por vídeo.

A Prefeita Paula Lemos e a Secretária Municipal de Saúde, Maria da Graça Oliveira Lemos, encaminharam ofício justificando a ausência devido a compromissos assumidos anteriormente. No documento, indicava a participação de servidores da pasta: Israel Cardoso, Elaine Barone de Souza e Sandra Matos. 

O ex-Prefeito e médico, Dr Emanoel Mariano Carvalho, esteve na Câmara para acompanhar de perto os debates.

No final do debate, foram lidas perguntas enviadas pelo público por meio das redes sociais da Câmara.

 


 

RESULTADOS

 

Após ouvir as autoridades, os debatedores e à população, como resultado da Audiência Pública, o vereador Dr. Malaman listou as seguintes demandas:

 

-  Ampliar os horários de atendimentos das UBSs;

- Equilibrar o contrato da UPA ou abrir um Pronto Socorro da unidade;

- Campanhas de conscientização sobre os atendimentos da UPA;

- Manter e ampliar o projeto Transcender;

- Abrir um ambulatório TT (Travestis e Transexuais);

- Resolver os problemas da queda no número de atendimentos do Centro Municipal de Reabilitação;

- Verbas para  ILPI - Instituições de Longa Permanência para Idosos;

- Fazer parcerias com a iniciativa privada para acabar com as filas de consultas, exames e cirurgias;

 

A Audiência Pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3, Facebook e Youtube e será reprisada na grade de programação da emissora. 

 

 VÍDEO PARTE 01 - PARTE 02

 

 VERSÃO COMPLETA PARA CORTES NO LEGIS VÍDEOS

 

 

 VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA