Publicado em 07/04/2009 às 00:00 Clarissa Johara
Presidente da Câmara pede implantação de programa de coleta de óleo vegetal ou animal saturado
O presidente da Câmara, Paulo Corrêa, apresentou propositura solicitando ao Sr. Prefeito Municipal se a Administração tem intenção da implantação de um programa de coleta de óleo vegetal ou animal saturado. “Vários municípios estão coletando o óleo vegetal saturado, sendo que uns o transformam em biodiesel, o que tem se mostrado uma alternativa concreta e lucrativa para promover a sustentabilidade ambiental, já outros o converte em sabão”, disse.
Segundo dados do IBGE, o Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de resíduos diariamente, sendo que boa parte desse material descartado poderia ser reciclado evitando a devastação de grandes áreas naturais para extração de matérias primas. “Pesquisas apontam que cada habitante produz cerca de ½ litro de óleo saturado por mês, sendo que Barretos conta com aproximadamente 110 mil moradores, chegamos ao número surpreendente de 55 mil litros desse tipo de resíduo”, disse o presidente do Legislativo.
Em resposta ao requerimento, o Diretor do Departamento de Meio Ambiente, Orlando de Paula Filho, informou que há interesse em implantar o programa de coleta de óleo vegetal ou animal saturado. “Inclusive, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mauri Trevisan, esteve em reunião na Secretaria de Estado e Meio Ambiente para tratar desse assunto”, disse.
O Diretor ressaltou ainda que há interesse em adquirir o equipamento chamado vegawatt que transforma diretamente o óleo de fritura em energia elétrica. “Devido ao fato de ser um equipamento importado e de alto custo, está sendo realizado estudos para viabilizar sua aquisição, bem como maneiras de implantação do programa”, esclareceu.
“A idéia está lançada, demonstrando de maneira clara que além da preservação do meio ambiente, possibilitará o desenvolvimento econômico da cidade”, concluiu Paulo Corrêa.