Publicado em 04/11/2009 às 00:00 Clarissa Johara
Reitor da Unifeb defende federalização em sessão na Câmara
Em sessão ordinária realizada na noite de ontem (03), o reitor Álvaro Fernandez Gomes defendeu a federalização da FEB. Em sua avaliação, a transferência para o governo federal traria muitos benefícios à comunidade acadêmica e ao município. “Nós teríamos um beneficio muito grande com a federalização da FEB, traria um desenvolvimento sustentável muito grande para a cidade e região”.
Na oportunidade, o reitor afirmou já ter participado de uma reunião no Ministério da Educação, em Brasília, para tratar do processo de federalização. “Na semana passada estivemos em Brasília com o ministro Fernando Haddad, justamente para nos colocarmos frente a essa questão. A visita foi muito esclarecedora e nos deu um embasamento muito grande”, ressaltou.
São duas situações, disse ele, ou ela se torna uma universidade federal ou ela é absorvida por uma universidade federal já existente no estado de São Paulo e vira o que nós denominamos de Camp Universitário.
O reitor enfatizou ainda a necessidade do engajamento político. “Cabe às forças políticas locais se engajarem nesse projeto e apoiarem para que o governo federal possa ser sensível da necessidade da região precisar de um ensino público. As possibilidades são muito grandes, existem condições, as características da nossa universidade são muito próximas de uma pública”, comentou.