Wilson Antonio Rosa da Silva, o “Mestre Timóteo”, recebeu Título de Cidadão Honorário de Barretos no dia 1º de outubro
Homenagem foi proposta pelo vereador Anderson Luiz de Angelino “Bodão da Construção” (PODEMOS)
A Câmara Municipal de Barretos realizou no dia 1º de outubro (quarta-feira), às 19h, Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Honorário da Estância Turística de Barretos ao Sr. Wilson Antonio Rosa da Silva, conhecido como “Mestre Timóteo”.
A homenagem foi proposta pelo vereador Anderson Luiz de Angelino - Bodão da Construção (PODEMOS), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 16/2025, aprovado pelos vereadores.
Familiares, amigos e vários alunos de capoeira (que fizeram uma linda apresentação) estiveram presentes à solenidade, que foi realizada no Plenário da Câmara Municipal.
Fizeram parte da Mesa de Autoridades: o vereador proponente, Anderson Luiz de Angelino - Bodão (PODEMOS); o homenageado, Mestre Timóteo, João Batista Borges Júnior, Mestre Mano Velho, Willian Costa de Oliveira e Antonio Marcos "Mestre Macarrão". Os assessores parlamentares Daniel Luiz da Costa e Jefferson Martins Costa também estiveram presentes.
A cerimônia foi transmitida pela TV Câmara no canal aberto 31.3, além das redes sociais oficiais da Câmara: Facebook, YouTube, Instagram e TikTok.
FOTOS DO HOMENAGEADO NO FIM DA PÁGINA
ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA SOLENIDADE
VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA
USE O LEGIS VÍDEOS PARA CORTAR TRECHOS DA SESSÃO
O HOMENAGEADO
Timóteo iniciou sua trajetória na capoeira nos anos 1970, influenciado por uma apresentação que ocorreu durante a Festa do Peão de Barretos, quando os professores Cau e Randolfo estiveram na cidade. Naquele momento, nomes como Carlão, Timóteo e Nardim começaram a trilhar o caminho da capoeira em Barretos. Foi ao lado de Carlão e Luizão que Timóteo ajudou a construir essa história. Carlão foi responsável por sua formação no Clube Cativeiro, e, posteriormente, em 1977, Timóteo se formou como professor. A partir de então, iniciou-se um importante ciclo de aulas e expansão da capoeira na cidade. As primeiras aulas ministradas por Timóteo aconteceram em sua própria casa. Entre seus primeiros alunos estavam Senhor João, Renato, Paulinho, Luizinho e Canela de Vaca. Com o passar do tempo, as atividades cresceram e passaram a ser realizadas também no Clube Estrela do Oriente, consolidando um espaço de formação e cultura. Durante sua trajetória, Timóteo contribuiu para o treinamento de aproximadamente 500 a 600 pessoas — todos cidadãos de bem que, além de se tornarem capoeiristas, formaram grandes pais de família. Após décadas de dedicação à arte da capoeira, Timóteo se aposentou oficialmente no dia 29 de junho de 2024, encerrando um ciclo marcado por respeito, tradição e formação de caráter.