Barretos/SP, 25 de Abril de 2024

.

REDE LEGISLATIVA (CÂMARA FEDERAL, ALESP E SENADO)

A TV Câmara Barretos foi segunda cidade do País a firmar parceria com o Câmara Federal para iniciar a construção da Rede Legislativa de Rádio e TV, que hoje conta com 74 emissoras de TV e 14 de emissoras de rádio espalhadas pelo Brasil.  O objetivo era expandir a transmissão de conteúdos das Casas Legislativas por todo o território nacional, de modo a ampliar a transparência das atividades dos Deputados Federais, Estaduais, Senadores e Vereadores.

A emissora opera no canal 31.3, mas também é responsável pela recepção e distribuição do sinal da TV Câmara Federal, da Rede Alesp (Assembleia Legislativa de SP), da TV Senado e da Rádio Câmara Brasília no Município de Barretos.

A parceria com a Rede Legislativa teve início em 2012 e foi renovada em 2017 e 2022.

QUAL A FINALIDADE DA TV CÂMARA BARRETOS - CANAL 31.3? 

A TV Câmara Barretos - canal 31.3 -  segue três principais diretrizes:

1ª) Garantir total transparência das atividades do Legislativo, com as transmissões ao vivo e as reprises das Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas,  Solenes e Reuniões com a participação dos vereadores.

2ª) Firmar parcerias com outros órgãos públicos para difundir conteúdos institucionais, educativos, culturais e de utilidade pública. 

3º) Fornecer gratuitamente espaços na grade de programação da emissora para as instituições sem fins lucrativos da cidade que queiram  mostrar à sociedade o trabalho que deselvolvem em prol da comunidade barretense. Seguindo a Legislação Federal, um Chamamento Público está aberto desde o ano passado para formalizar as parcerias com as entidades. 


 

SESSÕES, AUDIÊNCIAS E REUNIÕES

A TV Câmara Barretos - canal 31-3 -  tem como prioridade transmitir ao vivo todos os eventos da Câmara Municipal com a participação dos vereadores: Sessões Ordinárias, Audiências Públicas, Sessões Solenes, Sessões Comemorativas, Reuniões de CPI e Sessões Extraordinárias.

Além das transmissões ao vivo, a TV Câmara reprisa esses eventos em horários alternativos (como sábados e domingos) , para ampliar a transparência de todos os debates que acontecem na Casa de Leis.


 

INSTITUTO FEDERAL DE SP - CAMPUS BARRETOS

A TV Câmara Barretos assumiu Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal de São Paulo em 2022.  A parceria permite a veiculação dos programas "Amplifica" e "Trajetórias", além de vídeos institucionais produzidos pela unidade Barretos.

Com formato de entrevista por videoconferência, o programa "Trajetórias" é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão do IFSP e tem por objetivo proporcionar momentos de interação entre estudantes e ex-estudantes sobre temas relevantes que auxiliam na trajetória formativa e profissional.  A TV Câmara exibe o Trajetórias todas as terças e quintas-feiras, às 19h, com possibilidade de horários alternativos no fim de semana.

O programa "Amplifica" transmite entrevistas sobre temas diversificados, levando convidados e profissionais de diversas áreas do conhecimento, que compartilham informações e conhecimento com toda a comunidade. O programa é exibido pela TV Câmara às quartas e sextas-feiras, às 19h, com possibilidade de horários alternativos no fim de semana.


 

PREFEITURA DE BARRETOS

A Câmara Barretos e a Prefeitura da Estância Turística de Barretos firmaram Acordo de Cooperação Técnica em 2022. O objetivo é veicular programas educativos, institucionais, culturais e de utilidade pública voltados à comunidade barretense.

O programa "Minuto Barretos", exibido diariamente durante a programação, tem como objetivo ampliar a divulgação de projetos e  serviços oferecidos pela Prefeitura à comunidade, além de informar a população sobre campanhas desenvolvidas pelo Município, como "combate à dengue", "vacinação" e outros.

"Minuto PROCON", produzido pelo Procon Barretos, é exibido diariamente durante a programação, oferecendo dicas e orientações à população barretense sobre as relações de consumo e os direitos do consumidor.