Ricardo Ramos da Silva e Elvira Pereira Viana são homenageados com o Diploma do Mérito Cultural Luiz Carlos Arutin 2024
Diploma é dedicado às personalidades que trabalham no desenvolvimento e na fomentação da Cultura em Barretos.
Em Sessão Solene realizada na noite de quinta-feira (07 de novembro), na Câmara, o artista Ricardo Ramos da Silva e a atriz Elvira Pereira Viana. receberam o Diploma de Ordem do Mérito Cultural “Luiz Carlos Arutin” 2024.
O diploma é dedicado às personalidades que trabalham no desenvolvimento e na fomentação da Cultura em Barretos.
Fizeram parte da mesa de autoridades o vice-Presidente da Câmara, vereador Gabriel Uchida (UNIÃO); a coordenadora da Casa da Mulher Paulista - unidade Barretos, Ana Paula Febatis; o vereador e empresário da cidade de Guaíra, Denir Ferreira dos Santos; e o jornalista e roteirista, Milton Figueiredo.
Familiares e amigos dos homenageados, além de apoiadores da Cultura barretense, também acompanharam de perto as homenagens.
Durante a solenidade, foram apresentados vídeos com depoimentos de amigos de Ricardo Ramos e Elvira Viana. Destaque para os depoimentos: do Prefeito eleito, Odair Silva; do ex-Prefeito, Emanoel Mariano Carvalho; um dos fundadores do PSDB, César Gontijo; Elisa Lucas; do jornalista Lúcio Ramos; e do ator Lima Duarte.
A solenidade teve transmissão ao vivo pela TV Câmara - canal 31.3, Facebook, Youtube e Instagram.
FOTOS DOS HOMENAGEADOS NO FIM DA PÁGINA
ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO SOLENE
USE O LEGIS VÍDEOS PARA CORTAR TRECHOS DA SESSÃO
SOBRE O DIPLOMA LUIZ CARLOS ARUTIN ?
Criado em 2014 pela Lei Municipal nº 4971, de autoria da ex-veredora e atual Prefeita, Paula Lemos, o diploma de Ordem do Mérito Cultural Luiz Carlos Arutin tem como objetivo homenagear as personalidades que trabalham no desenvolvimento e na fomentação da cultura em Barretos. Luiz Carlos Arutin (1933-1996), nome dado ao diploma, foi um ator barretense que se destacou no teatro e na teledramaturgia nacional nas décadas de 1970 e 1980, levando o nome da cidade de Barretos para todo o Brasil.
A escolha dos homenageados é feita por uma comissão mista formada por 1(um) vereador, 1(um)um representante da Secretaria Municipal de Cultura e 1(um) representante do Conselho Municipal de Cultura. Os nomes são encaminhados à Câmara e aprovados pelos vereadores por meio de Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Mesa Diretora. Esse ano, a homenagem consta no Projeto de Decreto Legislativo nº 30/2023
Todas as autoridades do Município, profissionais de imprensa, familiares e amigos dos homenageados e cidadãos interessados estão convidados para prestigiar a homenagem.
SOBRE OS HOMENAGEADOS
RICARDO RAMOS DA SILVA
Ricardo Ramos da Silva tem 52 anos e nasceu em Barretos. É o quarto filho de Anice Ramos da Silva e Rubens Antônio da SIlva. Irmão de Renato, Rubens Júnior, Rogério, Raquel e Rafael.
É conhecido por interpretar, por mais de 20 anos, o personagem Barrabás, na tradicional encenação religiosa de Barretos, a peça "A paixão de Cristo". Ricardo também interpreta Rei Gaspar, na procissão em louvor aos Reis Magos do Oriente e dá vida a São Cristóvão, na tradicional carreata realizada no dia consagrado ao santo católico.
ELVIRA PEREIRA VIANA
Elvira Pereira Viana tem 84 anos e nasceu em de Colina/SP.
A atriz participou de diversas peças e espetáculos teatrais, além de curtas-metragens e novelas.
Atuou em "Vereda da Salvação", peça teatral escrita pelo dramaturgo barretense, Jorge Andrade (1922-1984), contracenou com atores como Lima Duarte, Lucelia Santos e Regina Duarte no Teatro Maria D´Ella Costa , em São Paulo/SP e foi figurante na novela América (Rede Globo) gravada na cidade de Barretos em 2005.
Em 2023, recebeu votos de louvor e congratulações da Câmara Municipal da Estância Turística de Barretos pela atuação na peça "A Paixão de Cristo".
Elvira atualmente participa do grupo "Canto Coral", da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura da Estância Turística de Barretos.
QUEM FOI LUIZ CARLOS ARUTIN ?
Luiz Carlos Arutin (1933-1996), nome dado ao diploma, foi um ator barretense que se destacou no teatro e na teledramaturgia nacional nas décadas de 1970 e 1980. Formado pela Escola de Arte Dramática da USP, Arutin participou de pelo menos 4 filmes, 20 telenovelas, além de ter comandado peças de teatro por todo Brasil.
O barretense morreu aos 63 anos de idade, no apartamento onde morava em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
HISTÓRICO DE HOMENAGEADOS (2014 A 2024)
2014 - José Antonio Merenda (Ator) e Maria Arlete Peroni Angelo (Empresária)
2015 - Alciony Menegaz (Cantora) e Sérgio Gomes (Empresário)
2016 - Conceição Aparecida Ribeiro Borges (Artista) e José Carlos Firmino (Secretário Executivo da Acib)
2017 - Guta Bampa - Maria Augusta Bampa Moreira Rodrigues (Professora de Dança e Empresária) e João Monteiro de Barros Filho (Jornalista e Fundador da Rede Vida de Televisão - Grupo Monteiro de Barros)
2018 - Liberalina Silva (Clube Estrela d'Oriente) e Armando Garcia (Concurso do Berrante - Os Independentes)
2019 - Oscar Guilherme (Mestre de Cia de Reis) e Aparecida Rosa Moro Carneiro (Empresária e Escritora)
2020 - Aristeu Faustino Rosário (Coreógafo) e Sada Abdo Ali (Escritora e Empresária) - Obs: Sessão Solene não foi realizada devido à pandemia de Covid -
2021 - André Luciano Machado (Músico) e Michela Rita da Silva (Professora especialista em Cultura afro-brasileira)
2022 - Vitor Mateus Ferreira Santiago (Professor de Dança) e Ana Carolina Alcantara Castilho Rodrigues "Carol Castilho" (Atriz)
2023 - Ronaldo Marques (Empresário e proprietário do Instituto Marks) e Ana Maria da Silva Mariano (Coordenadora do Núcleo de Dança do Cemart)
2024 - Ricardo Ramos da Silva (Artista) e Elvira Pereira Viana (Atriz)